terça-feira, 29 de outubro de 2019

Documento do Sínodo Amazônico propõe estruturas burocráticas e novas opções pastorais


O documento final do Sínodo da Amazônia, publicado este sábado 26 de outubro, propõe novas opções pastorais e estruturas burocráticas.
O texto de 30 páginas e 120 pontos está dividido em uma introdução, quatro capítulos e uma breve conclusão. Os capítulos correspondem à conversão pastoral, cultural, ecológica e sinodal.
Embora o Papa Francisco já tivesse mencionado a “conversão ecológica” em sua encíclicaLaudato Si’”, de 2015, o conceito de “pecado ecológico” foi elaborado durante o Sínodo: propõe-se que o desrespeito à natureza seja visto como uma nova forma de pecado, por representar um desrespeito ao “Criador”, ou seja, Deus, e à sua obra, que são o planeta Terra e todos seres.

Entre os temas mais polêmicos, o Sínodo também propõe a ordenação de homens casados, em alguns casos, para suprir a falta de padres na Amazônia. Os participantes do encontro pedem para participar da discussão sobre o diaconato feminino na Igreja com suas experiências.

O diácono é um ministro dedicado ao serviço na Igreja e está um grau abaixo de um padre (não pode celebrar missas, ouvir confissões nem ungir os enfermos). Atualmente, só homens podem ser diáconos, mas há evidências de que mulheres realizaram serviços parecidos no passado.
As resoluções do Sínodo não são definitivas, mas apenas propostas entregues ao Papa após um debate que durou três semanas, no Vaticano. Participaram cerca de 250 pessoas, entre bispos, padres, religiosas, líderes indígenas, membros de outros grupos religiosos e especialistas nos temas da Amazônia. Cabe, agora, ao Papa decidir o que fazer a partir daí.

O texto final do Sínodo sobre a Amazônia foi votado por 181 participantes que têm direito a voto, os chamados “padres sinodais”. Durante a votação do documento, todos os parágrafos receberam maioria de dois terços de aprovação. Os que causaram mais discórdia foram justamente os parágrafos que tratam dos padres casados e das mulheres diaconisas.

Entre os pontos mais importantes do documento final estão:
O conceito de “pecado ecológico” como uma “ação ou omissão contra Deus, contra o próximo, a comunidade e o ambiente” e o chamado à conversão e o cuidado da “casa comum”, isto é, o planeta Terra.
Para isso, é preciso promover uma “ecologia integral como único caminho possível”. A ideia é não separar as questões ecológicas dos problemas sociais.
Proposta de criação de um observatório da Igreja para denunciar problemas ambientais e sociais, promovendo a “defesa da vida” e “defendendo os direitos dos mais vulneráveis”.
Pedido de maior mobilização da comunidade internacional para destinar recursos econômicos para a proteção da floresta e para a promoção de “um modelo de desenvolvimento justo e solidário” na Amazônia.

O texto faz fortes denúncias dos crimes contra os direitos humanos na Amazônia, dizendo que há “impunidade na região com relação a violações” desses direitos e “obstáculos para obter justiça”.
Proposta de ordenação de homens casados nas zonas remotas da Amazônia para suprir a falta de padres. O texto diz que algumas regiões passam meses e anos sem a missa. Embora continuem “apreciando o celibato como dom de Deus”, os bispos do Sínodo propõem “ordenar homens idôneos e reconhecidos da comunidade” que já sejam diáconos permanentes, mesmo que tenham uma família.
Há menção sobre o reconhecimento do “papel fundamental das mulheres” nas comunidades da Amazônia e um pedido para que líderes da região possam participar da discussão sobre a implantação do diaconato feminino.

O pecado ecológico
Segundo o cardeal Michael Czerny, um dos autores do documento, “as queimadas na Amazônia fizeram muita gente perceber que as coisas precisam mudar” na região. Por isso, “a palavra conversão é forte para falarmos de mudanças necessárias”. Todo o texto é delineado com essa palavra, em quatro eixos que apresentam “novos caminhos” para a Amazônia: pastoral, cultural, ecológico e sinodal.
O texto final do Sínodo propõe a seguinte definição para o “pecado ecológico”: “uma ação ou omissão contra Deus, contra o próximo, a comunidade e o ambiente”. Diz, ainda, que se trata de um “pecado contra as futuras gerações”. A forma de praticar esse pecado seria a contaminação e a destruição do meio ambiente.

Nesse sentido, os participantes do Sínodo pedem a criação de “ministérios especiais” para o cuidado do meio ambiente na Igreja. Seriam pessoas da Igreja com funções como cuidar do território e da água numa determinada região, além de promover a formação ecológica dos outros.
“A crise ecológica é tão profunda que se não mudarmos, não vamos conseguir sobreviver”, comentou o cardeal Czerny, na apresentação do documento. “Na Amazônia, se as coisas não mudarem, será um lugar amaldiçoado. As pessoas vão vir, levar tudo o que tem valor, e deixar só destruição. Vamos olhar para a Amazônia e não deixá-la se tornar uma maldição”, afirmou o arcebispo canadense.


Padres casados
Durante as três semanas do Sínodo ficou evidente que a falta de padres é uma grande preocupação da maioria dos bispos da Amazônia. Eles divergiram, no entanto, sobre as ideias de como suprir essa carência.
A proposta de ordenar homens casados de boa reputação, os chamados “viri probati”, ganhou força ao longo dos dias. Mesmo sendo um dos parágrafos que receberam menos votos de aprovação (128 a favor e 41 contra), o número 111 do texto acabou passando. Eram precisos 120 votos.
Nessa redação final, fala-se mais precisamente da elevação dos diáconos permanentes ao nível de padres. Os diáconos são homens já ordenados, mas apenas em primeiro grau. Sua função é realizar serviços nas comunidades. Podem presidir celebrações, mas não missas. Não podem ouvir confissões nem ungir os enfermos.

Como já existem padres casados no Oriente – e também os padres anglicanos que se convertem ao Catolicismo podem continuar casados – os bispos propuseram isso para a Amazônia.
O documento afirma que não se trata de extinguir o celibato dos padres – a regra que prevalece no Ocidente – mas, ainda assim, abrir a Igreja para a “ordenação de homens idôneos e reconhecidos da comunidade”, com formação adequada.

O texto sinaliza, também, que não houve acordo sobre propor essa mudança para toda a Igreja, além da Amazônia. Alguns participantes do Sínodo pedem que essa abertura mais ampla.

Diaconato feminino
A pedido de um grupo de freiras, em 2016, o Papa Francisco chegou a criar uma comissão no Vaticano para estudar o diaconato feminino na história da Igreja. A ideia era compreender como isso funcionava no passado, pois mesmo que usassem o nome “diaconisas”, nem sempre eram o equivalente aos diáconos homens. A palavra “diakonia” quer dizer serviço, em grego.
Essa comissão terminou seu trabalho em dezembro de 2018 sem chegar a um consenso sobre o que foi o diaconato feminino no passado. Desde então, o tema ficou sem conclusão e o Papa deixou que os teólogos trabalhassem de forma independente, sem a comissão.
Agora, os bispos da Amazônia pedem que esse debate seja retomado e, além disso, querem fazer parte dele. O documento final aponta para consultas realizadas antes do Sínodo em que “se reconheceu o papel fundamental das mulheres religiosas e leigas na Igreja”. Nessas consultas, muitos pediram que as mulheres possam ser diaconisas católicas.

“Por essa razão, o tema também esteve muito presente no Sínodo”, diz o texto. Ainda que de forma sutil, o documento pede que essa possibilidade seja levada a sério. “Gostaríamos de compartilhar nossas experiências e reflexões com a Comissão e esperamos os seus resultados”, diz o texto.
No discurso de encerramento do Sínodo, Francisco prometeu reabrir a comissão sobre as mulheres diaconisas, documento, número 99.

Questão indígena e direitos humanos
O documento fala em ampliar a defesa dos povos indígenas da Amazônia, “mediante a garantia legal e inviolável dos territórios que ocupam de forma tradicional”. O Sínodo pede mais mecanismos de cooperação entre os estados, especialmente nas fronteiras.
“Em todo momento, deve-se garantir o respeito a sua autodeterminação e à sua livre decisão sobre o tipo de relações que queiram estabelecer com outros grupos”, diz o texto, acrescentando que a ameaça está especialmente na “ampliação das fronteiras extrativas de recursos naturais e no desenvolvimento de megraprojetos de infraestrutura”.

Para fazer frente a essas ameaças, os padres sinodais propõem que a Igreja crie uma nova instituição, um “observatório socioambiental pastoral”. A ideia é fazer um “diagnóstico do território e de seus conflitos socioambientais”, para que a Igreja saiba como se posicionar diante deles.

Referencias:

Na introdução, os participantes do Sínodo fazem um diagnóstico general sobre a Amazônia e afirmam que esta região “hoje é uma formosura ferida e deformada, um lugar de dor e violência. Os atentados contra a natureza têm consequências contra a vida dos povos”.

“Esta única crise sócio-ambiental se refletiu nas escutas pré-sinodais que assinalaram as seguintes ameaças contra a vida: apropriação e privatização de bens da natureza, como a própria água; as concessões madeireiras legais e o ingresso de madeireiras ilegais; a caça e a pesca predatórias; os mega-projetos não sustentáveis (hidrelétricas, concessões florestais, exploração massiva de madeira, monoculturas, estradas, hidrovias, ferrovias e projetos mineiros e petroleiros); a contaminação ocasionada pela indústria extrativa e os lixões das cidades e, sobretudo, a mudança climática”, prossegue o texto no parágrafo ou numeral 10.

Estas, indica o documento, “são ameaças reais que trazem associadas graves consequências sociais: enfermidades derivadas da contaminação, o narcotráfico, os grupos armados ilegais, o alcoolismo, a violência contra a mulher, a exploração sexual, o tráfico e tráfico de pessoas, a venda de órgãos, o turismo sexual, a perda da cultura originária e da identidade (idioma, práticas espirituais e costumes), a criminalidade e assassinato de líderes e defensores do território”.

“Por trás de tudo isso estão os interesses econômicos e políticos dos setores dominantes, com a cumplicidade de alguns governantes e de algumas autoridades indígenas. As vítimas são os setores mais vulneráveis, as crianças, jovens, mulheres e a irmã mãe terra”, continua o texto.

Em relação à conversão pastoral, o documento final do Sínodo propõe uma  "Igreja em saída missionária",  uma "Igreja samaritana, misericordiosa, solidária", uma "Igreja em diálogo ecumênico, interreligioso e cultural" que "leva-se a cabo especialmente com as religiões indígenas e os cultos afrodescendentes",  uma "Igreja missionária que serve e acompanha aos povos amazônicos", uma "Igreja com rosto indígena, camponês e afrodescendente", uma "Igreja com rosto migrante" uma  "Igreja com rosto jovem" e uma Igreja "que percorre novos caminhos na pastoral urbana".

Em relação à conversão cultural, o texto indica no parágrafo 48 que “a Igreja promove a salvação integral da pessoa humana, valorizando a cultura dos povos indígenas, falando de suas necessidades vitais, acompanhando os movimentos em suas lutas por seus direitos".

Mais adiante, no número 55, o documento final afirma que “a evangelização que hoje propomos para a Amazônia, é o anúncio inculturado que gera processos de interculturalidade, processos que promovem a vida da Igreja com uma identidade e um rosto amazônico". Em nenhum momento se fala da evangelização da cultura nem do anúncio direto de Jesus Cristo, nem da conversão.

No que diz respeito à conversão ecológica, o texto assinala no parágrafo 65 que “nosso planeta é um dom de Deus, mas sabemos também que vivemos a urgência de atuar frente a uma crise socioambiental sem precedentes" e propõem caminhar "para uma ecologia integral da encíclica Laudato Sì".

Segundo o parágrafo 74 do documento, "o papel da Igreja é o de aliada. Eles (os indígenas) expressaram claramente que querem que a Igreja os acompanhe, que caminhe junto a eles, e não que lhes imponha um modo de ser particular, um modo de desenvolvimento específico que pouco tem que ver com suas culturas, tradições e espiritualidades. Eles sabem como cuidar a Amazônia, como amá-la e protegê-la; o que precisam é que a Igreja os apoie".

No número 82 do texto se propõe logo “definir o pecado ecológico como uma ação ou omissão contra Deus, contra o próximo, a comunidade e o ambiente". "Também propomos criar ministérios especiais para o cuidado da “casa comum” e a promoção da ecologia integral a nível paroquial e em cada jurisdição eclesiástica", prossegue o documento final.

O numeral 85 expõe logo criar um observatório socioambiental pastoral que "trabalharia em aliança com o CELAM, a CLAR, Caritas, a REPAM, os Episcopados nacionais, as Igrejas locais, as Universidades Católicas, a CIDH, outros atores não-eclesiásticos no continente e os representantes dos povos indígenas. Igualmente pedimos que no Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, crie-se um escritório amazônico que esteja em relação com este Observatório e as demais instituições locais amazônicas".    

No que se refere à conversão sinodal, os participantes do Sínodo propõem “um estilo sinodal de viver e de obrar na região amazônica". Para isso fazem as propostas de ordenar os "viri probati", estudar a possibilidade da ordenação de mulheres para o diaconato e a criação de um rito amazônico.

A isso se somam propostas como a do parágrafo 96 que assinala que "o Bispo possa confiar, por um mandato de tempo determinado, ante a ausência de sacerdotes nas comunidades, o exercício do cuidado pastoral da mesma a uma pessoa não investida do caráter sacerdotal, que seja membro da comunidade".

O numeral 102 do documento ressalta logo que “é necessário fomentar a formação de mulheres em estudos de teologia bíblica, teologia sistemática, direito canônico, valorizando sua presença em organizações e sua liderança dentro e fora do entorno eclesiástico" e no parágrafo 108 se propõe além disso uma formação de futuros sacerdotes que inclua "disciplinas que abordem a ecologia integral, a eco teologia, a teologia da criação, as teologias índias, a espiritualidade ecológica, a histórica da Igreja na Amazônia, a antropologia cultural amazônica, etc".

O parágrafo 112 indica deste modo a necessidade de “redimensionar as extensas áreas geográficas das diocese, vicariatos e prelazias; criar um fundo Amazônico para o sustento da evangelização; sensibilizar e estimular às agências internacionais de cooperação católica para que apoiem além dos projetos sociais as atividades de evangelização".

O documento final propõe logo criar uma Universidade Católica Amazônica e no numeral 115 sugere iniciar um novo "Organismo Eclesiástico Regional Pós-sinodal para a região amazônica".

O numeral 120 conclui fazendo votos para que “Maria, Mãe da Amazônia, acompanhe nosso caminhar; a São José, custódio fiel de Maria e de seu filho Jesus, consagramo-lhe nossa presença eclesial na Amazônia, Igreja com rosto amazônico e em saída missionária".

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