quinta-feira, 18 de abril de 2019

O Conselho de cardeais e nova Constituição Apostólica na Reforma da Cúria Romana


O Conselho de cardeais (8, 2013) está formado por cardeais representantes dos cinco continentes: o italiano, Presidente do Governo do Estado da Cidade do Vaticano Giuseppe Bertello, emérito de Santiago do Chile, Cardeal Francisco Javier Errázuriz Ossa; o arcebispo de Bombim (Índia), Dom Oswald Graças; o arcebispo de Munique (Alemanha), Cardeal Reinhard Marx.

Compõem também o Conselho, o arcebispo de Kinshasa, (RD Congo) Cardeal Laurent Monsengwo Pasinya,  o arcebispo de Boston (Estados Unidos), o capuchinho Cardeal Sean Patrick O'Malley, o arcebispos de Sidney (Austrália), Cardeal George Pell, e o de Tegucigalpa (Honduras), Cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, que tem a função de coordenador, enquanto o bispo de Albano, Dom Marcello Semeraro, é o secretário( completa os 9 membros do Conselho de cardeais). acidigital, radiovaticana.

O documento está sendo redigido pelo "C9", conselho de nove cardeais formado pelo papa Francisco para reformar a estrutura da Cúria Romana. No entanto, como ressaltou o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Greg Burke.

Tudo indica que está cada vez mais próxima a data da assinatura e promulgação da nova Constituição Apostólica Praedicate Evangelium (título talvez não mais provisório), que entrará em vigor como sistema jurídico geral para o governo da Igreja Universal, em substituição à antiga e já amplamente ultrapassada Pastor Bonus de São João Paulo II (28 de junho de 1988). De segunda-feira 18 a 20 fevereiro, o Conselho dos 6 cardeais que ajudam o Santo Padre no exercício do seu ministério, se reunirá no Vaticano como estava previsto e anunciado em 12 de dezembro do ano passado. Será a reunião 28ª. reunião de ex-C9, hoje, e por enquanto, C6, ou seja, um Conselho integrado por apenas 6 cardeais.
Dos 9 membros originais agora três estão fora do Conselho: o cardeal australiano George Pell (77 anos), o chileno Francisco Xavier Errázuriz (85) e o congolês Laurent Monswengo Pasinya (78).

Se os percursos programados forem respeitados é plausível que a Constituição Apostólica Praedicate Evangelium seja promulgada em Setembro de 2019.

2018
Vaticano anuncia nome de nova Constituição Apostólica - Reforma da Cúria Romana:
Concluiu-se esta quarta-feira (13/06/2018), no Vaticano, o encontro do Conselho de Cardeais (C9) com o Papa Francisco. Realizada nos dias 11, 12 e 13 de junho, tratou-se da XXV reunião. Encontravam-se presentes todos os membros, exceto o cardeal australiano George Pell. O Santo Padre não esteve presente na manhã desta quarta-feira devido a audiência geral. Foi o que informou numa coletiva o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke.
Greg Burke, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, em uma reunião com jornalistas, na quarta-feira de manhã, 13 de junho, na conclusão da vigésima quinta reunião do órgão.

Grande parte do trabalho do Concílio foi dedicado precisamente ao exame do esboço da nova constituição apostólica. Os cardeais também consideraram como, segundo um princípio gradual do Papa, às vezes referido, várias partes da reforma da Cúria atual já foram implementadas nos cinco anos de trabalho. A este respeito, os jornalistas presentes na sala de imprensa receberam um papel do próprio Conselho com um título significativo: o processo de reforma da Cúria Romana. 13 de abril de 2013 a 10 de abril de 2018. O texto lista as etapas mais significativas dos últimos cinco anos, pois, em 13 de abril de 2013, o Conselho de Cardeais foi formado para aconselhar o Papa sobre o governo da Igreja universal e outros tópicos relacionados, com a tarefa específica. propor a revisão do bônus Pastor Pastoral da Constituição Apostólica.

Na reunião, que começou na segunda-feira 11, todos os membros da organização participaram, com exceção do cardeal Pell. O Papa esteve presente no trabalho, exceto na manhã de quarta-feira, porque estava ocupado com a audiência geral na Praça de São Pedro. As sessões foram realizadas de manhã, das 9 às 12, e à tarde, das 14 às 19 horas, além de estar presente o monsenhor Brian Ferme, secretário do Conselho da Economia, que apresentou a reforma da estrutura financeiro-organizacional da Igreja Santa. Sede e Governadoria. Além disso, monsenhor Ferme ilustrou os objetivos e princípios fundamentais, incluindo evitar o desperdício, promover a transparência, assegurar a correta aplicação dos princípios contábeis, seguindo o princípio do duplo controle e das normas internacionais.
O prelado sublinhou alguns resultados positivos: um procedimento uniforme para a preparação dos saldos preventivo e final; maior atenção aos custos; maior cooperação e compreensão da reforma financeira; uma mudança gradual de mentalidade sobre transparência e prestação de contas.
Finalmente, o cardeal Sean Patrick O'Malley atualizou o trabalho da Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores. Fonte: Osservatore romano.

21 - Papa se encontra com Conselho Mundial de Igrejas (CMI):

A visita do Papa Francisco a Genebra, em 21/06/2018, será a quarta vez de um Papa na cidade suíça. É também a terceira vez que Genebra se torna meta de uma viagem papal que adquire umsignificado importante não só para esta cidade e para a Suíça, mas também em âmbito mundial.

Encontro com uma delegação de cristãos da Coreia do Norte Em Genebra, durante a visita ao Conselho Ecumênico de Igrejas, Francisco também se encontrará com uma delegação da Coreia do Norte que, junto com os cristãos da Coreia do Sul, participará da grande Assembléia Ecumênica que tem início nesta sexta-feira (15/06). Central na visita a Genebra também o tema da paz e o apoio das Igrejas aos refugiados. Entre as quase 350 Igrejas membros do Conselho Ecumênico, a maioria representa realidades africanas ou asiáticas, de onde vêm muitos refugiados que fogem para a Europa, berço das três confissões cristãs, como catolicismo, igrejas ortodoxas e protestantes.
Fonte: Vaticannews.

Vaticano anuncia nome de nova Constituição Apostólica - Reforma da Cúria Romana.
O documento deve se chamar "
Praedicate Evangelium".

A atual Constituição Apostólica se chama "Pastor Bonus" e foi promulgada por João Paulo II, em 1988. Sua renovação é um dos principais objetivos de Francisco, para desburocratizar e aumentar a transparência da Cúria.

Cada dicastério da Igreja teve sua estrutura avaliada e revisada pelos cardeais, para combater o desperdício e impor padrões internacionais à administração católica. Além isso, a nova Constituição deve aumentar a participação das mulheres nos órgãos da Santa Sé.

A reunião do C9 acontecerá entre 10 e 12 de setembro de 2018.
Praedicate evangelium · O rascunho da nova constituição apostólica está pronto. diocesedeviana Concílio Vaticano II 
DISCURSO DO SANTO PADRE FRANCISCO 22 de dezembro de 2016.

A reunião do Conselho de Cardeais será nos dias 18 a 20 de fevereiro de 2019.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Site IUPAN.

Será feita moderação em casos de desrespeito, xingamentos, palavrões, propagandas sem autorização (spam).