sábado, 27 de abril de 2019

Reforma da igreja



Pietro Gasparri e Mussolini assinam o Tratado de Latrão.
 
· Em 1929 ratificado o Tratado de Latrão

Em 1929 ratificado o Tratado de Latrão, "Tratado de Santa Sé" ou "Tratado de Roma-Santa Sé" é um dos tratos lateranenses de 1929 feitos entre o Reino de Itália e a Santa Sé,  entre o  Papa Pio XI, Benito Mussolini ratificado em 11 de fevereiro de 1929, dando fim à "Questão Romana". 

Os tratos consistiam em três documentos:
Um reconhecimento total da soberania da Santa Sé no estado do Vaticano.
Uma concordata regulando a posição da religião católica no Estado.
Uma convenção financeira acordando a liquidação definitiva das reivindicações da Santa Sé por suas perdas territoriais (Estados Pontifícios) e de propriedade.

· Em 1958 Beato João XXIII, Nasceu no dia 25 de Novembro de 1881 em Sotto il Monte, diocese e província de Bérgamo (Itália), e nesse mesmo dia foi baptizado com o nome de Angelo Giuseppe. Pede uma preseça de uma Autoridade política mundial. Caritas in Veritate, pg:  46, CAP. V. 

· De 1962 a 1965 o Concílio Vaticano II:
O tema ecumenismo esteve presente em todas as sessões até a última (1962 a 1965).
O principal fruto do Vaticano II é o Decreto Unitatis Redintegratio, documento sobre ecomenismo, emanado na última sessão. Significa que os padres conciliares não estavam acostumados com a reflexão deste tema. Três atitudes se destacam: diálogo, convivência e cooperação. CNBB, Paulus.   
E pelo Decreto Christus Dominus de 28 de outubro de 1965 do Papa Paulo VI ficou estabelecido que Para exercer o poder supremo, pleno e imediato sobre a Igreja universal, o Romano Pontífice vale-se dos Dicastérios da Cúria Romana. Estes, por conseguinte, em nome e com a autoridade dele, exercem seu ofício para o bem das Igrejas e em serviço dos Sagrados Pastores.  É o Decreto do Concílio Vaticano II sobre o Escritório Pastoral dos Bispos

· Em 28 de junho de 1988, Papa João Paulo II promulgada a Constituição Apostólica Pastor Bonus. Ela institui um conjunto de reformas no processo de funcionamento do governo central da Igreja Católica, como o artigo 1º que estabelece que "A Cúria Romana” é o complexo de dicastérios e institutos que ajudam o Romano Pontífice.
Dies Domini é uma carta apostólica promulgada pelo papa João Paulo II em 30 de julho de 1998. Nessa doutrina, o papa João Paulo 2 encoraja a população católica a "redescobrir o significado" por trás da santificação do Dia do Senhor.
O Papa João Paulo II explica o significado do domingo à luz da tradição cristã. Celebrar o domingo é tornar presentes as graças do mistério pascal, que é o clímax da história da salvação.
Decreto Dies Domini de 31 de Maio, solenidade de Pentecostes, de 1998 do Papa João Paulo II.

· Em 26 de junho de 2013 Comunicado da Secretaria de Estado sobre o Quirógrafo do Santo Padre Francisco para a instituição de uma Pontifícia Comissão de Inquérito para o Instituto para as Obras de Religião [IOR], Curia Romana, Santa Sé.

· Em 28 de Setembro do ano de 2013 o Quirógrafo de Papa Francisco faz uma revisão da constituição apostólica "pastor bonus" sobre a cúria romana, para ajudar o santo padre no governo da igreja universal e para a instituição de um conselho de cardeais.

· Documento Amoris Laetitia (A Alegria do Amor, em tradução livre), publicado por Francisco após o sínodo da família, realizado entre 2014 e 2015, para discutir mudanças na relação da Igreja com os fiéis. Estudiosos afirmam que Francisco tem dado sinais de abertura do Vaticano a homossexuais (Amoris Laetitia, 250 e 251, pg: 198) e divorciados.
Na declaração, o papa pede uma Igreja menos rígida e mais cheia de compaixão diante de qualquer membro “imperfeito”, como os divorciados e os fiéis que estão no segundo casamento civil.
 
Tudo indica que está cada vez mais próxima a data da assinatura e promulgação da nova Constituição Apostólica Praedicate Evangelium (título talvez não mais provisório), que entrará em vigor como sistema jurídico geral para o governo da Igreja Universal, em substituição à antiga e já amplamente ultrapassada Pastor Bonus de São João Paulo II (28 de junho de 1988).
Euntes in mundum universum, praedicate Evangelium Marcos 16:15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Site IUPAN.

Será feita moderação em casos de desrespeito, xingamentos, palavrões, propagandas sem autorização (spam).