quarta-feira, 27 de março de 2019

O Sínodo para a Pan-Amazônia, outubro de 2019

O Sínodo é uma instituição permanente da Igreja Católica que foi criada pelo papa Paulo VI, em resposta aos desejos dos padres do Concílio Vaticano II. A intenção é manter vivo o espírito de colegialidade nascido na experiência conciliar.

Resgatando o sentido etimológico da palavra “sínodo”, chega-se aos termos gregos syn (que significa “juntos”) e hodos (que significa “caminho”), numa junção que expressa a ideia de “caminhar juntos”. A reunião desta instituição permanente da Igreja consiste em um encontro religioso ou assembleia na qual alguns bispos, reunidos com o papa, têm a oportunidade de trocarem informações e compartilhar experiências. O objetivo comum destas reuniões é buscar soluções pastorais que tenham aplicação universal. A Santa Sé define o Sínodo, em termos gerais, como uma assembleia de bispos que representa o episcopado católico e tem como tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja universal dando-lhe seu conselho.

Qual o tema: O papa Francisco convocou, em outubro de 2017, a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para outubro de 2019, com o tema “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral”. O objetivo, nas palavras do pontífice, “identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, também por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão de capital importância para nosso planeta. Que os novos Santos intercedam por este evento eclesial para que, no respeito da beleza da Criação, todos os povos da terra louvem a Deus, Senhor do universo, e por Ele iluminados, percorram caminhos de justiça e de paz”.

Qual a motivação: Em 2018, durante o encontro com povos indígenas de quase todos os países da Pan-Amazônia, em Porto Maldonado, Peru, o papa Francisco falou sobre a riqueza dos saberes e da diversidade indígena, sobre a necessidade de defender a Amazônia e seus povos e, também, sobre as ameaças que estes povos enfrentam em função dos interesses econômicos em seus territórios.

Um Sínodo para CONHECER a riqueza do bioma, os saberes e a diversidade dos Povos da Amazônia, especialmente dos povos Indígenas, suas lutas por uma ecologia integral, seus sonhos e esperanças.

Um Sínodo para RECONHECER as lutas e resistências dos Povos da Amazônia que enfrentam mais de 500 anos de colonização e de projetos desenvolvimentistas pautados na exploração desmedida e na destruição da floresta e dos recursos naturais;

Um Sínodo para CONVIVER com a Amazônia, com o modo de ser de seus povos, com seus recursos de uso coletivo compartilhados num modo de vida não capitalista adotado e assimilado milenarmente.

Um Sínodo para DEFENDER a Amazônia, seu bioma e seus povos ameaçados em seus territórios, injustiçados, expulsos de suas terras, torturados e assassinados nos conflitos agrários e socioambientais, humilhados pelos poderosos do agronegócio e dos grandes projetos econômicos desenvolvimentistas.

Quais são as pautas: De acordo com o Documento Preparatório, o Sínodo vai refletir sobre os novos caminhos de evangelização que devem ser elaborados para e com o povo de Deus que habita na região amazônica: habitantes de comunidades e zonas rurais, de cidades e grandes metrópoles, ribeirinhos, migrantes e deslocados e, especialmente, para e com os povos indígenas.
As reflexões do Sínodo para a Pan-Amazônia superam o âmbito estritamente eclesial amazônico, por serem relevantes para a Igreja universal e para o futuro de todo o planeta “Partimos de um território específico, do qual se quer fazer uma ponte para outros biomas essenciais do nosso mundo: Bacia Fluvial do Congo, corredor biológico mesoamericano, florestas tropicais da Ásia Pacífica e Aquífero Guarani, entre outros”.
Com informações da Santa Sé e da Repam-Brasil.
Fonte: CNBB, Sínodo para a Pan-Amazônia 2019.

Outros:



https://cimi.org.br/   

Sínodo Pan-Amazônia 

terça-feira, 19 de março de 2019

Câmara discute proposta que extingue o dinheiro em espécie

A Comissão de Defesa do Consumidor promove nesta terça-feira (11) audiência pública para discutir o Projeto de Lei 48/15, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que pretende pôr fim à produção, circulação e uso do dinheiro em espécie e determina que as transações financeiras se realizem apenas por meio do sistema digital.

O debate foi proposto pelo deputado José Carlos Araújo (PR-BA), que é relator, na comissão, do 
PL 48/15 e apensados que também tratam do uso de moedas virtuais.

Segundo Araújo, a discussão é necessária devido à relevância do projeto, especialmente devido aos impactos na economia, nas relações de consumo e nas relações internacionais do País.

Foram convidados:
– o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles;
– o ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim;
– o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira;
– o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn;
– o presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), Sérgio Agapito Lires Rial; e
– o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal Filho.

Projeto pretende acabar com uso do dinheiro em espécie, Mais
OBS: Matéria de 2015

sábado, 9 de março de 2019

O papa institui um conselho de cardeais para ajudar na governação da igreja universal



Cidade do Vaticano, 30 de setembro de 2013 (VIS) - Publicamos abaixo o texto integral do Quirógrafo pelo qual o Santo Padre institui um Conselho de Cardeais para auxiliá-lo no governo da Igreja universal e elaborar um projeto de revisão de o bônus do Pastor da Constituição Apostólica na Cúria Romana.
Entre as sugestões que surgiram a partir da Congregações gerais dos Cardeais antes do Conclave, foi feita menção da oportunidade de instituir um grupo limitado de membros do episcopado, a partir de várias partes do mundo, com os quais o Santo Padre poderia consultar, individualmente ou coletivamente, em assuntos específicos. Uma vez eleito para a Sé de Roma, tive a oportunidade de refletir sobre essa questão em várias ocasiões e considerar que tal iniciativa seria de grande utilidade para o cumprimento do ministério pastoral do Sucessor de Pedro, que me foi confiado por meus irmãos cardeais.

Por essa razão, em 13 de abril anunciei a constituição do grupo acima mencionado, ao mesmo tempo, indicando os nomes daqueles que haviam sido chamados para participar. Agora, após a reflexão, considero oportuno que tal grupo, por meio do atual Quirógrafo, seja instituído como um "Conselho de Cardeais", com a tarefa de me ajudar no governo da Igreja universal e elaborar um projeto para a revisão do bônus do Pastor da Constituição Apostólica na Cúria Romana. Ela será composta das mesmas pessoas previamente nomeadas, que podem ser convocadas, tanto no Conselho quanto isoladamente, em assuntos que eu considerarei de tempos em tempos dignos de atenção. O referido Conselho, que, quanto ao número de membros, irei compor da maneira mais apropriada,

O quirógrafo é datado de 28 de setembro de 2013, o primeiro ano do pontificado de Francisco.
Fonte: Visnews

A controverso de Donald Trump retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris


Conforme o artigo 28 do texto não permite que um país abandone o compromisso antes de três anos após a assinatura. O renunciante ainda tem que esperar um ano após comunicar a decisão, por escrito, ao secretário-geral da ONU. Trocando em miúdos, tecnicamente, os Estados Unidos só poderiam sair depois de 04 de novembro de 2020. Porém, existeentendimento de que as ambiguidades sobre vinculação e a não ratificação deixam o acordo no limite da inconstitucionalidade. Aparentemente, Trump joga com a segunda hipótese ou pré-aquece a polêmica para uma eventual campanha de reeleição.

No discurso de 1o. de junho, na Casa Branca, o republicano disse que a saída repara uma injustiça. Dizendo-se preocupado com o meio ambiente, Trump alegou que o acordo é mais financeiro do que ambiental, pois transfere riqueza para outros países, tira a soberania dos trabalhadores e põe a economia dos Estados Unidos em desvantagem.
Fonte: OPEU, unfccc.

quarta-feira, 6 de março de 2019

Encíclica verde e ambientalista Papa Francisco



O chamado do papa para que se repense o modo como a economia mundial é conduzida foi feito em uma nova encíclica, que tratou de algumas questões sociais, mas cujo principal fio condutor é o modo como a atual crise afetou países ricos e pobres:

Em 2015 Papa Francisco escreve encíclica verde Laudato Si e ambientalista.
O clima está no centro das preocupações do Papa Francisco. Ele está tão preocupado com as mudanças do clima e a poluição que escreveu uma encíclica sobre o meio ambiente. Nela, acusa o homem de ser o principal responsável pelo aquecimento do planeta e condena duramente os países mais ricos que resistem em adotar medidas para reduzir as emissões de carbono.

Os Seminários Laudato Sì foram realizados nos vários cantos desse território, dialogando com as realidades locais a partir da encíclica Laudato Sí do papa Francisco.

«Quando os seres humanos destroem a biodiversidade na criação de Deus; quando os seres humanos comprometem a integridade da terra e contribuem para a mudança climática, desnudando a terra das suas florestas naturais ou destruindo as suas zonas húmidas; quando os seres humanos contaminam as águas, o solo, o ar... tudo isso é pecado».15 Porque « um crime contra a natureza é um crime contra nós mesmos e um pecado contra Deus».16
Encíclica verde pg: 8.

Encíclica, Caritas in Veritate, uma autoridade política mundial


Em 2009 o papa Bento 16 pede uma "autoridade política mundial", ordene a economia mundial e que haja maior regulação governamental das economias nacionais para tirar o mundo da atual crise e evitar que ela se repita.
O chamado do papa para que se repense o modo como a economia mundial é conduzida foi feito em uma nova encíclica, Caritas in Veritate, que tratou de algumas questões sociais, mas cujo principal fio condutor é o modo como a atual crise afetou países ricos e pobres.

Exortações apostólicas, Evangelii Gaudium sobre a Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã


Evangelii Gaudium (em latim) ou Alegria do Evangelho (em português), é a primeira Exortação Apostólica pós-Sinodal escrita pelo Papa Francisco. Foi publicada no encerramento do Ano da Fé, no dia 24 de novembro do ano de 2013.
Como a maioria das exortações apostólicas, foi escrita após uma reunião do Sínodo dos Bispos, neste caso, a XIII Assembleia Geral Ordinária sobre A Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã, que reuniu 170 bispos do mundo inteiro em Roma em outubro de 2012. O documento trata principalmente sobre a evangelização.

A exortação tem mais de 200 páginas e está dividida em cinco capítulos, além da introdução:
A transformação missionária da Igreja;
Na crise do compromisso comunitário;
O anúncio do Evangelho;
A dimensão social da Evangelização;
Evangelizadores com Espírito.
O tema principal é o anúncio missionário do Evangelho e sua relação com a alegria cristã, mas fala também sobre a paz, a homilética, a justiça social, a família, o respeito pela criação (ecologia), o ecumenismo e o diálogo inter-religioso, e o papel das mulheres na Igreja.

Também critica o consumo da sociedade capitalista, e insiste que os principais destinatários da mensagem cristã são os pobres. Acusa também o atual sistema econômico de ser injusto, baseado na tirania do mercado, a especulação financeira, a corrupção generalizada e a evasão fiscal.

terça-feira, 5 de março de 2019

Amazônia e as riquezas naturais


Precisamos falar sobre a Amazônia e as riquezas naturais… Não é apenas um golpe é a destruição do Brasil!

Enquanto se fala tanto da corrupção, esconde-se os crimes maiores que o Brasil sofre. As riquezas do Brasil são roubadas, ou vendidas a troco de banana, quando deveria ser revertidas em bens sociais para o povo. ONGs mentirosas invadem à Amazônia com intuito de tornar relativa a soberania de nosso país dentro da Floresta. Marcações de áreas contínuas existem em locais que sequer têm índios, terras ricas em seu subsolo. O nosso Nióbio é levado para fora, tido como estratégico para economia e ações militares do EUA. O Brasil é detentor de 98% do Nióbio do mundo. Maleável e refratário, o Nióbio é indispensável à indústria bélica e aeroespacial. Um Minério riquíssimo e raro. O Brasileiro precisa acordar para a riqueza de nossa terra. Não somos pobres, ou emergentes, como os gringos adoram nos denominar, por escassez. Somos pobres porque eles somos roubados constantemente.

O que havia por trás do documento que Dilma se negou a assinar, na Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), Nova Iorque-EUA, 23 de setembro de 2014? O que há por trás das investidas para preservação ambiental dos estrangeiros no Brasil? Nem tudo é como parece. oglobo


Assista, conteúdo muito importante que é ignorado! Precisamos acordar para a maior corrupção que acontece por aqui, sob os nossos olhos. O brasileiro precisa deixar de ser leniente e exigir contrapartida de tudo aquilo que é nosso, que está em nossa terra. Como se já não bastassem as privatizações entreguistas da década de 90, somos roubados deliberadamente sem que ninguém faça nada.

Neste vídeo, eu resumo o que acontece atualmente em nosso país com relação ao roubo de nossas riquezas naturais.

O Interesse Histórico dos USA pela Amazônia 

Aquífero Guarani
Para você, o que é riqueza real? Por que a escola não ensina ao brasileiro o que significa um país rico de verdade?  É um país rico de mentira? Por que a mídia não informa sobre assuntos de interesse do povo?


Constantemente somos bombardeados com a ostentação dos países tidos como ricos, mas ninguém conta para gente que dinheiro pintado de verde, fiduciário, não representa riqueza real, e poder de matar não determina, pela lei da justiça, riqueza. O Brasil é um país riquíssimo, não há outro lugar da Terra com tantas riquezas naturais. Infelizmente, a gente ainda ouve da boca de brasileiros que o país é pobre. Há um distanciamento do povo da verdade sobre sua terra.

A ONU, propôs a internacionalização do Aquífero, Aquífero Guarani. Internacionalização é eufemismo para entregar nossa riqueza para as nações hegemônicas. A quem a ONU serve? Ela está de braços dados com os instrumentos de pressão das nações hegemônicas, Banco Mundial e FMI. Vejam o que é falado no vídeo abaixo sobre o dinheiro oferecido pelo BM. A ONU não merece ser respeitada!

Fazem-nos crer que temos falta de água, nos causam desespero, quando em nosso subsolo há mais água do que em qualquer outro lugar do planeta. Vão nos fazer crer que abundância têm os suíços, alemães, franceses, ingleses, norte-americanos, e que nós, latinos, somos pobres por escassez. Mentira! Somos pobres porque permitimos o sistema engendrado por eles para nos colonizar, usurpar o que é nosso.

Pesquisem sobre a presença dos EUA na tríplice fronteira, como, com a velha ladainha de luta contra o terrorismo e tráfico de drogas, há norte-americanos vigiando o Aquífero.

O Aquífero do Guarani é a maior reserva de água doce subterrânea do mundo. A maior parte dele está localizado no Brasil, mas também compreende Argentina, Paraguai e Uruguai.

O Aquífero Guarani é a maior reserva subterrânea de água doce do mundo, sendo também um dos maiores em todas as categorias.
A maior parte (70% ou 840 mil km²) da área ocupada pelo aquífero – cerca de 1,2 milhão de km² – está no subsolo do centro-sudoeste do Brasil. O restante se distribui entre o nordeste da Argentina (255 mil km²), noroeste do Uruguai (58 500 km²) e sudeste do Paraguai (71 700 km²), nas bacias do rio Paraná e do Chaco-Paraná. A população atual do domínio de ocorrência do aquífero é estimada em quinze milhões de habitantes.
Mato Grosso do Sul (213 700 km²) 
Rio Grande do Sul (157 600 km²) 
São Paulo (155 800 km²) 
Paraná (131 300 km²) 
Goiás (55 000 km²) 
Minas Gerais (51 300 km²) 
Santa Catarina (49 200 km²) 
Mato Grosso (26 400 km²)
Nomeado em homenagem à tribo Guarani, possui um volume de aproximadamente 55 mil km³ e profundidade máxima por volta de 1 800 metros, com uma capacidade de recarregamento de aproximadamente 166 km³ ao ano por precipitação. É dito que esta vasta reserva subterrânea pode fornecer água potável ao mundo por duzentos anos. Devido a uma possível falta de água potável no planeta, que começaria em vinte anos, este recurso natural está rapidamente sendo politizado, tornando-se o controle do Aquífero Guarani cada vez mais controverso.

Siqueira comenta os prejuízos da entrega do pré-sal

domingo, 3 de março de 2019

United States Patent and Trademark Office

Imagem relacionada
0462795 – July 16, 1891 – Method Of Producing Rain-Fall
Remonta a 1891 e oferece algumas ideias sobre o que o "estado profundo" poderia fazer em termos de criação de eventos climáticos severos. A primeira patente conhecida , arquivada em 16 de julho de 1891, foi intitula "Método de Produção de Chuva". Ela explica como a evaporação rápida e o arrefecimento do ar podem ser usados ??para criar condensação na atmosfera - semeadura de nuvens, por assim dizer - produzindo assim mais chuva. Um homem chamado Louis Gathmann de Chicago, Illinois, é creditado como o inventor desta técnica.
1103490 – August 6, 1913 – Rain-Maker
Várias décadas depois, em 6 de agosto de 1913, outra patente foi arquivada por um homem chamado James M. Cordray para um balão "Rain-Maker" que pode supostamente produzir chuva em qualquer momento, mesmo durante as estações secas. Várias outras das primeiras patentes de geoengenharia conhecidas, de fato, pertencem à criação de chuva artificial, nuvens e até neblina, inclusive de aeronaves em movimento, como é o caso das emissões inexplicáveis ??de "chemtrails".
1225521 – September 4, 1915 – Protecting From Poisonous Gas In Warfare
1338343 – April 27, 1920 – Process And Apparatus For The Production of Intense Artificial Clouds, Fogs, or Mists
1619183 – March 1, 1927 – Process of Producing Smoke Clouds From Moving Aircraft
1665267 – April 10, 1928 – Process of Producing Artificial Fogs
1892132 – December 27, 1932 – Atomizing Attachment For Airplane Engine Exhausts
1928963 – October 3, 1933 – Electrical System And Method
1957075 – May 1, 1934 – Airplane Spray Equipment
2097581 – November 2, 1937 – Electric Stream Generator – Referenced in 3990987
2409201 – October 15, 1946 – Smoke Producing Mixture
2476171 – July 18, 1945 – Smoke Screen Generator
2480967 – September 6, 1949 – Aerial Discharge Device
2550324 – April 24, 1951 – Process For Controlling Weather
Existem patentes que descrevem as tecnologias para a criação de fumaça e outras descargas aéreas também, incluindo uma patente específica arquivada em 24 de abril de 1951, que descreve claramente um "processo para controlar o clima". Numerosas patentes arquivadas após esta detalham o aparelho por disseminar o "material" de modificação do clima.
2582678 – June 15, 1952 – Material Disseminating Apparatus For Airplanes
2614083 – October 14, 1952 – Metal Chloride Screening Smoke Mixture
2633455 – March 31, 1953 – Smoke Generator
2688069 – August 31, 1954 – Steam Generator – Referenced in 3990987
2721495 – October 25, 1955 – Method And Apparatus For Detecting Minute Crystal Forming Particles Suspended in a Gaseous Atmosphere
2730402 – January 10, 1956 – Controllable Dispersal Device
2801322 – July 30, 1957 – Decomposition Chamber for Monopropellant Fuel – Referenced in 3990987
2881335 – April 7, 1959 – Generation of Electrical Fields
2908442 – October 13, 1959 – Method For Dispersing Natural Atmospheric Fogs And Clouds
2986360 – May 30, 1962 – Aerial Insecticide Dusting Device
2963975 – December 13, 1960 – Cloud Seeding Carbon Dioxide Bullet
3126155 – March 24, 1964 – Silver Iodide Cloud Seeding Generator
3127107 – March 31, 1964 – Generation of Ice-Nucleating Crystals
3131131 – April 28, 1964 – Electrostatic Mixing in Microbial Conversions
3174150 – March 16, 1965 – Self-Focusing Antenna System
3234357 – February 8, 1966 – Electrically Heated Smoke Producing Device
3274035 – September 20, 1966 – Metallic Composition For Production of Hydroscopic Smoke
3300721 – January 24, 1967 – Means For Communication Through a Layer of Ionized Gases
3313487 – April 11, 1967 – Cloud Seeding Apparatus
3338476 – August 29, 1967 – Heating Device For Use With Aerosol Containers 
3410489 – November 12, 1968 – Automatically Adjustable Airfoil Spray System With Pump
3429507 – February 25, 1969 – Rainmaker
3432208 – November 7, 1967 – Fluidized Particle Dispenser
3441214 – April 29, 1969 – Method And Apparatus For Seeding Clouds
3445844 – May 20, 1969 – Trapped Electromagnetic Radiation Communications System
3456880 – July 22, 1969 – Method Of Producing Precipitation From The Atmosphere
3518670 June 30, 1970 – Artificial Ion Cloud
3534906 – October 20, 1970 – Control of Atmospheric Particles
3545677 – December 8, 1970 – Method of Cloud Seeding
3564253 – February 16, 1971 – System And Method For Irradiation Of Planet Surface Areas
3587966 – June 28, 1971 – Freezing Nucleation
3601312 – August 24, 1971 – Methods of Increasing The Likelihood oF Precipitation By The Artificial Introduction Of Sea Water Vapor Into The Atmosphere Winward Of An Air Lift Region
3608810 – September 28, 1971 – Methods of Treating Atmospheric Conditions
3608820– September 20, 1971 – Treatment of Atmospheric Conditions by Intermittent Dispensing of Materials Therein
3613992 – October 19, 1971 – Weather Modification Method
3630950 – December 28, 1971 – Combustible Compositions For Generating Aerosols, Particularly Suitable For Cloud Modification And Weather Control And Aerosolization Process
USRE29142 – May 22, 1973 – Combustible compositions for generating aerosols, particularly suitable for cloud modification and weather control and aerosolization process
3659785 – December 8, 1971 – Weather Modification Utilizing Microencapsulated Material
3666176 – March 3, 1972 – Solar Temperature Inversion Device
3677840 – July 18, 1972 – Pyrotechnics Comprising Oxide of Silver For Weather Modification Use
3722183 – March 27, 1973 – Device For Clearing Impurities From The Atmosphere
3769107 – October 30, 1973 – Pyrotechnic Composition For Generating Lead Based Smoke
3784099 – January 8, 1974 – Air Pollution Control Method
3785557 – January 15, 1974 – Cloud Seeding System
3795626 – March 5, 1974 – Weather Modification Process
3808595 – April 30, 1974 – Chaff Dispensing System
3813875 – June 4, 1974 – Rocket Having Barium Release System to Create Ion Clouds In The Upper Atmosphere
3835059 – September 10, 1974 – Methods of Generating Ice Nuclei Smoke Particles For Weather Modification And Apparatus Therefore
3835293 – September 10, 1974 – Electrical Heating Apparatus For Generating Super Heated Vapors
3877642 – April 15, 1975 – Freezing Nucleant
3882393 – May 6, 1975 – Communications System Utilizing Modulation of The Characteristic Polarization of The Ionosphere
3896993 – July 29, 1975 – Process For Local Modification of Fog And Clouds For Triggering Their Precipitation And For Hindering The Development of Hail Producing Clouds
3899129 – August 12, 1975 – Apparatus for generating ice nuclei smoke particles for weather modification
3899144 – August 12, 1975 – Powder contrail generation
3940059 – February 24, 1976 – Method For Fog Dispersion
3940060 – February 24, 1976 – Vortex Ring Generator
3990987 – November 9, 1976 – Smoke generator
3992628 – November 16, 1976 – Countermeasure system for laser radiation
3994437 – November 30, 1976 – Broadcast dissemination of trace quantities of biologically active chemicals
4042196 – August 16, 1977 – Method and apparatus for triggering a substantial change in earth characteristics and measuring earth changes
RE29,142 – February 22, 1977 – Combustible compositions for generating aerosols, particularly suitable for cloud modification and weather control and aerosolization process
4035726 – July 12, 1977 – Method of controlling and/or improving high-latitude and other communications or radio wave surveillance systems by partial control of radio wave et al
4096005 – June 20, 1978 – Pyrotechnic Cloud Seeding Composition
4129252 – December 12, 1978 – Method and apparatus for production of seeding materials
4141274 – February 27, 1979 – Weather modification automatic cartridge dispenser
4167008 – September 4, 1979 – Fluid bed chaff dispenser
4347284 – August 31, 1982 – White cover sheet material capable of reflecting ultraviolet rays
4362271 – December 7, 1982 – Procedure for the artificial modification of atmospheric precipitation as well as compounds with a dimethyl sulfoxide base for use in carrying out said procedure
4402480 – September 6, 1983 – Atmosphere modification satellite
4412654 – November 1, 1983 – Laminar microjet atomizer and method of aerial spraying of liquids
4415265 – November 15, 1983 – Method and apparatus for aerosol particle absorption spectroscopy
4470544 – September 11, 1984 – Method of and Means for weather modification
4475927 – October 9, 1984 – Bipolar Fog Abatement System
4600147 – July 15, 1986 – Liquid propane generator for cloud seeding apparatus
4633714 – January 6, 1987 – Aerosol particle charge and size analyzer
4643355 – February 17, 1987 – Method and apparatus for modification of climatic conditions
4653690 – March 31, 1987 – Method of producing cumulus clouds
4684063 – August 4, 1987 – Particulates generation and removal
4686605 – August 11, 1987 – HAARP Patent / EASTLUND PATENT – Method and apparatus for altering a region in the earth’s atmosphere, ionosphere, and/or magnetosphere
4704942 – November 10, 1987 – Charged Aerosol
4712155 – December 8, 1987 – Method and apparatus for creating an artificial electron cyclotron heating region of plasma
4744919 – May 17, 1988 – Method of dispersing particulate aerosol tracer
4766725 – August 30, 1988 – Method of suppressing formation of contrails and solution therefor
4829838 – May 16, 1989 – Method and apparatus for the measurement of the size of particles entrained in a gas
4836086 – June 6, 1989 – Apparatus and method for the mixing and diffusion of warm and cold air for dissolving fog
4873928 – October 17, 1989 – Nuclear-sized explosions without radiation
4948257 – August 14, 1990 – Laser optical measuring device and method for stabilizing fringe pattern spacing
1338343– August 14, 1990 – Process and Apparatus for the production of intense artificial Fog
4999637 – March 12, 1991 – Creation of artificial ionization clouds above the earth
5003186 – March 26, 1991 – Stratospheric Welsbach seeding for reduction of global warming
5005355 – April 9, 1991 – Method of suppressing formation of contrails and solution therefor
5038664 – August 13, 1991 – Method for producing a shell of relativistic particles at an altitude above the earths surface
5041760 – August 20, 1991 – Method and apparatus for generating and utilizing a compound plasma configuration
5041834 – August 20, 1991 – Artificial ionospheric mirror composed of a plasma layer which can be tilted
5056357 – October 15, 1991- Acoustic method for measuring properties of a mobile medium
5059909 – October 22, 1991 – Determination of particle size and electrical charge
5104069 – April 14, 1992 – Apparatus and method for ejecting matter from an aircraft
5110502 – May 5, 1992 – Method of suppressing formation of contrails and solution therefor
5156802 – October 20, 1992 – Inspection of fuel particles with acoustics
5174498 – December 29, 1992 – Cloud Seeding
5148173 – September 15, 1992 – Millimeter wave screening cloud and method
5242820 - September 7, 1993 – Army Mycoplasma Patent Patent
5245290 – September 14, 1993 – Device for determining the size and charge of colloidal particles by measuring electroacoustic effect
5286979 – February 15, 1994 – Process for absorbing ultraviolet radiation using dispersed melanin
5296910 – March 22, 1994 – Method and apparatus for particle analysis
5327222 – July 5, 1994 – Displacement information detecting apparatus
5357865 – October 25, 1994 – Method of cloud seeding
5360162 – November 1, 1994 – Method and composition for precipitation of atmospheric water
5383024 – January 17, 1995 – Optical wet steam monitor
5425413 – June 20, 1995 – Method to hinder the formation and to break-up overhead atmospheric inversions, enhance ground level air circulation and improve urban air quality
5434667 – July 18, 1995 – Characterization of particles by modulated dynamic light scattering
5441200 – August 15, 1995 – Tropical cyclone disruption
5486900 – January 23, 1996 – Measuring device for amount of charge of toner and image forming apparatus having the measuring device
5556029 – September 17, 1996 – Method of hydrometeor dissipation (clouds)
5628455 – May 13, 1997 – Method and apparatus for modification of supercooled fog
5631414 – May 20, 1997 – Method and device for remote diagnostics of ocean-atmosphere system state
5639441 – June 17, 1997 – Methods for fine particle formation
5762298 – June 9, 1998 – Use of artificial satellites in earth orbits adaptively to modify the effect that solar radiation would otherwise have on earth’s weather
5800481 – September 1, 1998 – Thermal excitation of sensory resonances
5912396 – June 15, 1999 – System and method for remediation of selected atmospheric conditions
5922976 – July 13, 1999 – Method of measuring aerosol particles using automated mobility-classified aerosol detector
5949001 – September 7, 1999 – Method for aerodynamic particle size analysis
5984239 – November 16, 1999 – Weather modification by artificial satellite
6025402 – February 15, 2000 – Chemical composition for effectuating a reduction of visibility obscuration, and a detoxifixation of fumes and chemical fogs in spaces of fire origin
6030506 – February 29, 2000 – Preparation of independently generated highly reactive chemical species
6034073 – March 7, 2000 – Solvent detergent emulsions having antiviral activity
6045089 – April 4, 2000 – Solar-powered airplane
6056203 – May 2, 2000 –ndash; Method and apparatus for modifying supercooled clouds
6110590 – August 29, 2000 – Synthetically spun silk nanofibers and a process for making the same
6263744 – July 24, 2001 – Automated mobility-classified-aerosol detector
6281972 – August 28, 2001 – Method and apparatus for measuring particle-size distribution
6315213 – November 13, 2001 – Method of modifying weather
6382526 – May 7, 2002 – Process and apparatus for the production of nanofibers
6408704 – June 25, 2002 – Aerodynamic particle size analysis method and apparatus
6412416 – July 2, 2002 – Propellant-based aerosol generation devices and method
6520425 – February 18, 2003 – Process and apparatus for the production of nanofibers
6539812 – April 1, 2003 – System for measuring the flow-rate of a gas by means of ultrasound
6553849 – April 29, 2003 – Electrodynamic particle size analyzer
6569393 – May 27, 2003 – Method And Device For Cleaning The Atmosphere
0056705 A1 – March 17, 2005 – Weather Modification by Royal Rainmaking Technology
6890497 – May 10, 2005 – Method For Extracting And Sequestering Carbon Dioxide
7965488 – November 9, 2007 – Methods Of Removing Aerosols From The Atmosphere
8048309 –  August 28, 2008 – Seawater-Based Carbon Dioxide Disposal
8012453 – October 27, 2008 – Carbon Sequestration And Production Of Hydrogen And Hydride
7645326 – January 12, 2010 – RFID environmental manipulation
7655193 – February 2, 2010 – Apparatus For Extracting And Sequestering Carbon Dioxide
8079545 – December 20, 2011 – Ground based Manipulation and Control of Aerial Vehicle during nonflying operations
0117003 – October 5, 2012 – Geoengineering Method Of Business Using Carbon Counterbalance Credits – alternate link
8373962 – February 12, 2013 – Charged seed cloud as a method for increasing particle collisions and for scavenging airborne biological agents and other contaminants
Patente de 1987 prova que o HAARP é usado para alterar e manipular padrões climáticos