terça-feira, 18 de junho de 2019

A Cisma da igreja


Ex-jesuíta Thomáz de Aquino Lisboa, que largou a religião para viver com os índios em MT, representa a Igreja que querem produzir no Sínodo.
 
O Papa Francisco não está brincando. Ele realmente quer fazer uma nova estrutura no catolicismo, tal como se conhece atualmente e gestar uma nova religião a partir da estrutura da Igreja Católica. O documento preparatório do Sínodo da Amazônia não deixa margens para dúvida.

Embora o que chame imediatamente a atenção seja a solicitação de novas formas de ministério para a Igreja da Amazônia, a raiz da questão é muito mais profunda. O nº 129 do Instrumentum Laboris, de fato, diz que “afirmando que o celibato é uma dádiva para a Igreja, pede-se que, para as áreas mais remotas da região, se estude a possibilidade da ordenação sacerdotal de pessoas idosas, de preferência indígenas, respeitadas e reconhecidas por sua comunidade, mesmo que já tenham uma família constituída e estável, com a finalidade de assegurar os Sacramentos que acompanhem e sustentem a vida cristã”. Trata-se da velha requisição de que se ordene homens casados.

Pois, um pouco antes, no nº. 126, o documento afirma que “constata-se a necessidade de um processo de discernimento em relação aos ritos, símbolos e estilos celebrativos das culturas indígenas em contato com a natureza, os quais devem ser assumidos no ritual litúrgico e sacramental. É necessário prestar atenção para captar o verdadeiro sentido do símbolo que transcende o meramente estético e folclórico, concretamente na iniciação cristã e no matrimônio. Sugere-se que as celebrações sejam festivas, com suas próprias músicas e danças, em línguas e com trajes originários, em comunhão com a natureza e com a comunidade. Uma liturgia que corresponda à sua própria cultura, para poder ser fonte e ápice de sua vida cristã, e ligada às suas lutas, sofrimentos e alegrias”.

A doutrina permanece intacta! O que faremos é apenas uma releitura dela, ressignificando-a completamente a ponto de se inventar uma nova religião. Afinal, não é o que o nº. 138 aprecia nos protestantes que atuam na Amazônia? Para os redatores deste documento naturalista, as seitas “nos mostram outro modo de ser Igreja, onde o povo se sente protagonista, onde os fiéis podem expressar-se livremente, sem censuras, dogmatismos, nem disciplinas rituais”.

Eles querem, de fato, gestar uma Igreja com DNA Amazônico, ecologista, multiculturalista, indígena, tribalista! É disso que se trata.
Chega a ser absurdo que o Papa Francisco, embora escondendo-se sob a máscara sinodal, coloque-se tão flagrantemente em desconexão com o sensus fidei do povo católico. A pressa em demolir a Igreja é tão acelerada que já não consegue mais disfarçar uma fachada de catolicismo.

Alguns papas recentes também foram reformistas, mas eles tinham a preocupação de manter ainda aquela aparência católica que tranquilizava a alma. Agora, não. É sem anestesia, mesmo!

E o fato de que toda esta Babel se torna cada dia mais manifesta aos olhos dos simples fiéis será a circunstância de que se servirá a Providência para impelir a reação do povo Católico.

Neste ínterim, a estrutura eclesiástica se perverte cada dia com mais força, a fé é dissolvida no paganismo e a Igreja perece no mais inegável mundanismo. Semana passada, por exemplo, um bispo chileno recém-nomeado teve de renunciar não por ter dito uma heresia, mas porque falou coisas politicamente incorretas. A ditadura da opinião prevalece, invicta, sobre o clero moderno.

Até quando os fiéis ficarão calados? Até quando assistiram, omissos, o desmonte da sua religião? Os avisos de Fátima são eloquentes! “O dogma da fé” foi o apelo da Virgem. Quem não curvará sua cabeça diante da impostura?

E como sinal do que sairá dessa “independência” – que seria mais correto etimologicamente chamar de “cisma” – o bispo pressagia que mulheres oficiarão cultos religiosos e conduzirão a vida diocesana. “O rosto da igreja local é feminino”.

Nada disto é muito novo. Já vinha sendo “cozinhado” há pelo menos décadas, por exemplo, no secreto “Pacto das Catacumbas” promovido por Dom Helder Câmara durante o Concílio Vaticano II.
O Pacto é renovado ciclicamente em celebrações catacumbais em Roma. Nele foram sendo iniciadas novas gerações de bispos. Suas subversivas ideias religiosas penetraram os documentos conciliares e incendiaram as turbulentas comoções do período pós-conciliar.
Para evitar que qualquer bispo saia da linha pré-escrita os organizadores do Sínodo, presididos pelo Cardeal Claudio Hummes por indicação do Papa Francisco, elaboraram um Documento Preparatório do Sínodo dos Bispos para a Assembleia Especial para a Pan-Amazônia.

Em poucas palavras, ou se aceita o cangaço do erro imoral contrário a Cristo ou … chibata!
Essa parece ser a atitude de fundo que inspira as metas “cozinhadas” pelos teólogos do comuno-progressismo para o próximo Sínodo Pan-Amazônico.

O incrível é que esse anticatolicismo todo esteja sendo promovido com o pretexto de trabalhar pela ecologia!

A base de conversões.
Seguindo a proposta da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), o documento se estrutura com base nas três conversões às quais nos convida o Papa Francisco: a conversão pastoral, a qual nos chama através da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (ver-escutar); a conversão ecológica, mediante a Encíclica Laudato Si’, que orienta o rumo (julgar-atuar); e a conversão à sinodalidade eclesial, através da Constituição Apostólica Episcopalis Communioque estrutura o caminhar juntos (julgar-atuar). Tudo isto, num processo dinâmico de escuta e discernimento dos novos caminhos, ao longo dos quais a Igreja na Amazônia anunciará o Evangelho de Jesus Cristo durante os próximos anos.
Instrumentum Laboris do Sínodo Amazônico nº. 5
IUPAN, Sínodo Amazônico, Documento Preparatório para o Sínodo em junho de 2018

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